Aqui vocês encontrarão assuntos relacionados ao conhecimento científico da pele, dicas de como mantê-la linda e saudável, maquiagens, cremes, perfumes e muito mais.
domingo, 6 de junho de 2010
As inúmeras vantagens do Abacaxi em cosméticos
Uma fruta de origem na América tropical, de propriedades pra lá de interessantes no mundo dos cosméticos, tem tido sua polpa (retirada no período em que já se encontra maduro, o que chamamos infrutescência)incorporada sob a forma de purê ou suco nos produtos cosméticos destinados a muitas aplicações:
1)PARA O ROSTO: Indicado para peles oleosas e acnéicas. É incorporado em loções e compressas para auxiliar no tratamento da acne e inflamações do rosto. Na forma de máscara facial, contribui para a regeneração dos tecidos (pele), servindo de elemento rejuvenescedor. Favorece também a eliminação de manchas e sardas do rosto.
2)PARA O CORPO: Usado em cremes, géis e óleos de massagem para combater a celulite. (Isso é de muito interesse para nós, mulheres!). Também pode ser utilizado como esfoliante enzimático, ativando a circulação do corpo e promovendo a drenagem linfática (ou seja, em outras palavras, isso também serve para combater as tão detestáveis celulites, além de ajudar a aumentar as defesas de nosso organismo!).
E mais, por falar em enzimas, a bromelina, uma enzima extraída do abacaxi, vem sendo utilizada no chamado peeling biológico, o qual serve para eliminar a camada mais externa da pele que já se encontra envelhecida (a queratina), ou seja, serve para rejuvesnecer e eliminar manchas indesejáveis da pele, não somente a do corpo, mas a do rosto também. É importante lembrar a vocês que, no caso do peeling, procure fazê-lo somente com dermatologistas e sua equipe de esteticistas especializados nisso.
3)PARA OS CABELOS: Para quem não se dá bem com os próprios cachos ou mesmo odeia o seu cabelo crespo, em máscaras de tratamento, a polpa do abacaxi é empregada para alisá-los.
Não existe nenhuma contra-indicação ao uso externo, isto é na pele do rosto e do corpo e nos cabelos, da polpa desta fruta, apenas aconselha-se cuidado na aplicação da mesma na área dos olhos, pois pode causar ardor e irritação.
Fonte: Livro 'Guia A-Z de Plantas/Beleza' - Negrares, Paula- Ed. BEI - página 48.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário